Tagine de Vitela

Sou daquelas pessoas que prefere escolher os produtos que come, dar importância a que sejam época e de preferência locais.

Foi nesse sentido que conheci o Solar da Giesteira. Eles são fantásticos, com uma produção de carne de vitela, vitelão e borrego, criados ao ar livre em pastagem natural com bolota. E que pode encomendar online e recebe com toda a qualidade em sua casa.

Sobre a receita que vos trago hoje, posso dizer que estou bem animada, pois utilizei a minha Panela Tagine nova. Tradicionais de marrocos,  podem ser feitas de vários materiais, tais como o Grés ou Barro Tradicional e a grande maioria pode ir ao fogo e forno. A particularidade de tampa em formato cónico, faz com que o vapor volte novamente ao fundo da panela. Serve para cozinhar lentamente. Já agora, espero que já saibam, que esse é o truque de quem faz pratos ricos e cheios de sabor. Comprei a minha na Garinha Patareka, uma loja de loiça em Sintra, mas que também envia pelo correio.

Os ingredientes a utilizar são;

1kg de Pá de Vitela solar da Giesteira

q.b. sal

q.b. pimenta

30ml de azeite

1 cenoura em cubos

2 cebolas

1 talo de aipo em pedaços

1 dente de alho batido

200ml vinho branco

Salsa (folhas para finalizar e os pés para usar na marinada e enquanto cozinha)

1 colher sobremesa de caril

1/2 colher sobremesa cominhos

2 cravinhos

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de chá de paprika fumada

1/2 colher de chá de mostarda moída

pimenta Caiena q.b.

1 passo – começar por preparar a peça de carne, retirando o excesso de gorduras e a pele exterior e cortar em cubos

2 passo – cortar a cenoura, aipo e 1 das cebolas em cubos, descascar o alho e pressionar contra a tábua de corte, de forma a ficar ligeiramente esmagado mas que deite o sabor.

3 passo – Juntar a carne com os vegetais cortados, os pés da salsa e o alho e tape com o vinho branco, deixando a marinar de um dia para o outro.

4 passo – Retirar a carne da marinada e temperar, colocar um fio de azeite na panela Tagine e deixar aquecer um pouco. selar a carne em todos os lados e reservar.

5 passo – Deitar um pouco mais de azeite, juntar a segunda cebola picada e assim que estiver macia, deitar todas as especiarias, deixando abrir os sabores. Refrescar com um pouco do vinho e juntar os legumes em cubos e o alho esmagado.

6 passo – Juntar a carne e o resto do vinho, deixando em lume um pouco mais alto, até levantar fervura.

7 passo – Ligar o forno a 180º, e assim que começar a abrir fervura, tapar a Tagine e colocar no forno, por 30min.

Assim que terminar o tempo, verifique se a carne está bem cozida e macia. Se for necessário, colocar mais 5 a 10 minutos, dependendo da necessidade e finalizar com as folhas de salsa picadas

Posso garantir que fica super macia e com um molho delicioso

Siga-nos nas Redes Sociais

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *