Sopa de Beldroegas

E finalmente, chegou a época das Beldroegas. Para quem não sabe, as Beldroegas são ervas daninhas selvagens, mas com um sabor delicioso e cheias de benefícios para a saúde, poucas calorias, excelente em Ómega 3, vitamina A e C entre outros.

Na minha casa não temos muito hábito de consumir, porque infelizmente não agrada a todos, mas tive a sorte de provar a receita de uma amiga, que me deliciou. Confesso que tive de repetir e partilhar.

Uma das características deste prato, é o facto de ser servido com queijo de ovelha curado, que lhe dá um sabor delicioso.

Os ingredientes a utilizar são ;

1 cebola às meias luas fininhas

2 dentes de alho, picados

q.b. azeite

1 cabeça de alho inteira, descascada, limpa e com um corte no topo

1 tomate maduro picado

1 folha de louro

q.b. de sal

q.b. de pimenta

1 molho grande de Beldroegas

2 batatas grandes cortadas em rodelas de mais ou menos 7mm.

4 ovos, para escalfar (1 por pessoa)

2 queijos de ovelha curados (para finalizar)

Clique nas imagens abaixo para saber onde pode encontrar alguns dos ingredientes.

1 passo - aquecer o azeite numa panela e assim que estiver quente juntar a cebola e o alho, bem picado. Quando a cebola tiver transparente, juntar o tomate picado, o louro e a cabeça de alho limpa e sem o topo.

2 passo - após termos um bom refogado, adicionar as Beldroegas e envolver muito bem, juntando depois uma boa quantidade de água, previamente aquecida.

3 passo - adicionar as batatas e deixar cozinhar até que fiquem macias, quando se espeta uma faca. Antes de desligar o lume, abrir os ovos, um de cada vez, para uma taça e deitar na sopa, para escalfarem durante 2 a 3 minutos.

4 passo - servir num prato fundo, com algumas fatias de pão alentejano, do dia anterior, 3 ou 4 fatias de batata com caldo e Beldroegas. Colocar por cima um dos ovos e finalizar com alguns cubos de queijo, envolvendo no Caldo, para ganhar sabor.

Siga-nos nas Redes Sociais

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *