Ossobuco em panela de Ferro

Há dias em que adoro estar na cozinha a cozinhar para impressionar. Dar o tempo que cada ingrediente merece, em lume brando para conseguirmos o sabor perfeito.

Os ingredientes a utilizar para duas pessoas são;

Ossobuco (1 peça grande ou 2 pequenas)

q.b. sal

q.b. pimenta

50 g manteiga clarificada

30 ml de azeite

1 cenoura em cubos largos

1 cebola em cubos largos

1 talo de aipo em cubos largos

1 dente de alho

100 ml vinho branco

20g de pasta de tomate concentrada (verifique os ingredientes e dê preferência aos mais puros)

250 ml água

1 folha de louro e pés de salsa (para dar sabor ao molho da carne)

1 passo - começar por preparar a peça de carne, retirando o excesso de gorduras e a pele exterior. Atar um fio à volta para ajudar a manter a forma, enquanto está na panela.

2 passo - cortar a cenoura, aipo e cebola em cubos largos (como pode ver na imagem). Descascar o alho e pressionar contra a tábua de corte, de forma a ficar ligeiramente esmagado mas que deite o sabor. Cortar o tomate em cubos.

3 passo - colocar um fio de azeite na panela de ferro e deixar aquecer um pouco. Adicionar os legumes em cubos, o alho esmagado a folha de louro e os pés de salsa. Deixar cozinhar em lume médio, para abrir os aromas e sabores. Quando os legumes estiverem meio cozinhados, adicionar o vinho e deixar reduzir durante uns minutos.

Logo depois adicionar a pasta de tomate e deixar cozinhar mais uns minutos, antes de adicionar o tomate em cubos).

4 passo - enquanto os legumes estão a refogar lentamente, temperar a carne e colocar um pouco de manteiga clarificada numa frigideira até que fique bem quente de forma a selar a carne de todos os lados até ficar dourado, reserve tapado com papel prata. Adicione um pouco do vinho branco à frigideira, para ajudar a dissolver os sabores que ficaram agarrados ao fundo (este caldo será adicionado à panela de ferro, logo após adicionar a carne).

5 passo - Colocar a peça de carne juntamente com os legumes, na panela de ferro e reguar com a água. Deixe levantar fervura, tape com a tampa e coloque no forno a 150º por mais ou menos 1.30h.

6 passo - Assim que terminar, retire a carne e reserve bem tapado com papel prata para não arrefecer. Passe o caldo por um passador ou rede, retirando todos os legumes, e volte a colocar na panela deixando ferver até reduzir e ficar um pouco espesso, depois disso, prove e rectifique os temperos com sal e pimenta.

Poderá servir com legumes cozidos, regados com o molho da carne ou até mesmo com Batata Doce assada no forno, aproveitando que está ligado.

Siga-nos nas Redes Sociais

2 replies
  1. João Simões says:

    Excelente! Costumo fazer mais ou menos da mesma forma, no entanto como gosto do molho mais grosso, no final reservo a carne e passo tudo (legumes) com a varinha mágica. 😉 O chambão é uma peça que cada vez mais de despreza a nível comercial, mas com uma riqueza culinária fantástica.

    Parabéns pelo projecto

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *